top of page

Sobre a Exposição:

os olhares em cooperação

As diversas oportunidades de conhecer a história e realidade do Sistema Único de Saúde brasileiro e do Sistema de Saúde Italiano oferecidas aos participantes da cooperação, assim como a aproximação entre as Universidades, vêm propiciando transformações importantes na formação de estudantes e no desenvolvimento de conhecimento construído de forma compartilhada pelos pesquisadores e professores envolvidos. Esses movimentos acabam gerando contato com realidades diversas, por vezes muito diferentes daquelas nas quais os envolvidos estão inseridos e este contato é capaz de mobilizar diferentes afetos, desconstruir certezas, produzir estranhamento daquilo que é naturalizado além de produzir novos vínculos. 

 

A fotografia possui uma capacidade de dar contornos visíveis para elementos que no cotidiano passam despercebidos ou são naturalizados, permitindo retornar a experiência vivida, como uma espécie de dispositivo capaz de armazenar o vivido, permitindo a análise das práticas e situações envolvidas na vivência. Além disso, a fotografia é capaz de mobilizar outros sujeitos que não participaram daquela vivência, ampliando as possibilidades de diálogo e apreensão sobre o mundo. Podemos construir, assim, um mosaico de coisas e fatos que são, aparentemente desconexos entre si, mas que, ao serem organizados, se transformam em produtores de conhecimento através da potência do encontro com os espectadores.

 

Esta exposição virtual pretende contribuir para a divulgação de resultados obtidos pela cooperação UFRGS-UNIBO destacando elementos sensíveis desta troca entre países que são produtores de transformações. As fotografias escolhidas para compor a exposição foram produzidas pelos participantes de ambos os países, durante 2012 e 2013, em uma primeira etapa de registros imagéticos e de produtos da cooperação UFRGS-UNIBO.

​

Ficha Técnica

 

Curadoria e organização:

Alessandra Bueno

Mayna de Ávila

Vivian Costa

 

Organização da exposição na Rede Governo Colaborativo/UFRGS - Porto Alegre, Brasil:

Alessandra Bueno

Mayna de Ávila

Vivian Costa

Alcindo Antônio Ferla

​

Organização da exposição na Universidade de Bologna, Itália:

Alessandra Bueno

Mayna de Ávila

Vivian Costa

Ardigò Martino

Brigida Marta

​

Projeto Gráfico e Site:

Mayna de Ávila

​

Realização e Promoção:

Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS

​

Parceiros:

Centro di Salute Internazionale/UniBo

​

Apoio:

CoorSaúde/UFRGS

RELINTER/UFRGS
PROREXT/UFRGS

​

Ano de realização:

2014-2015

"Aquilo que se esconde é diferente daquilo que não se sabe.

A arte é uma tomada de posição.

Apresentar publicamente o resultado de uma produção é mostrar uma ex-posição.

É construir um outro lugar.

A arte pode criar lugares para as vertigens. Vertigens sutis, mas também aquelas do transtorno, da perturbação, da perfuração dos estados de alma.

Neste movimento está a ideia explícita de deslocamento."

― Elida Tessler

"Claviculário: palavras-chave e outros segredos", no livro "Corpo, arte e clínica", 2004

bottom of page